Microconto? O que é um Microconto afinal? Como avaliar se o Autor escreveu um Microconto ou apenas uma frase de impacto ou um ditado, ou ainda, um plot?

Estas são perguntas que nos fazemos quando temos que votar ou mesmo quando queremos apenas avaliar um Microconto da Fábrica.

O Microconto está longe de ser aceito como gênero literário. Apesar disto possui inúmeros aficcionados, entre Autores e Leitores, que organizam sites, competições e mostras. Existem concursos de Microcontos (às vezes também chamados de minicontos ou nanocontos) no Twitter.

Geralmente quando avaliamos um conto, qualquer tamanho que tenha, procuramos ver se o Autor apresentou personagens, se há conflito ou alguma forma de dramaticidade, humor ou pelo menos um final enigmático, tudo em uma forma concisa.

No Microconto não temos espaço para estas características propriamente serem escritas, mas sim sugeridas.

Nesta relação entre o que é escrito e o que é sugerido que surge realmente o Microconto de talento.

Quanto menor, quanto menos é escrito e quanto mais é sugerido sobre o enredo (personagens, conflito, drama, humor, etc), mais interessante é o Microconto.

Vejamos por exemplo, o premiado Microconto de Augusto Monterroso:

"Quando acordou, o dinossauro ainda estava lá."


Em poucas letras o Autor nos sugere uma situação de fantasia (um enredo), onde o protagonista tenha passado por aventuras anteriores (uma viagem no tempo, uma aventura em outro planeta ou realidade), e ainda sugere que as aventuras continuarão, com óbvio conflito e dramaticidade.

Outro famoso:

"Vende-se: sapatos de bebê, sem uso." (Ernest Hemingway)

O Autor brinca com elementos que estão presentes nas tragédias, com os clichês, para sugerir uma estória em poucas palavras. Esta é a essência do Microconto.


"Ele jurou amor eterno.
E me encheu de filhos.
E sumiu por aí." (Luis Rufatto)



"Caiu da escada e foi para o andar de cima." (Adrienne Myrtes)

"Uma vida inteira pela frente.
O tiro veio por trás." (Cíntia Moscovich)


"Pegou o chapéu, embrulhou o sol, então nunca mais amanheceu." (Menalton Braf)

"A woman is sitting alone in a house. She knows she is alone in the whole world; every other living thing is dead. The doorbell rings." (Thomas B. Aldrich)

"Ao visitar o Museu de História Natural, deparou-se com as fezes fossilizadas de um dinossauro. Decidiu que não gostava de museus. Só mostravam porcarias sem vida. Resolveu construir uma máquina no tempo. Ao visitar o Jurássico, acabou devorado por um Tiranossauro Rex. Hoje, está exposto no Museu de História Natural." (Gabriel Boz)

Não que obrigatoriamente um Microconto com 50 caracteres seja melhor do que um de 200 caracteres. Não.

A maestria do Microconto está na relação entre o menor número de palavras possível, mas o maior número de significados sugeridos de um enredo.

1 comentários:

Hilda Lacerda disse...

Ótimo!

Postar um comentário