542 palavras

Caro Mestre,



Espero que esta carta o alcance o mais rapidamente possível e que o seu perdão também me alcance quando terminar sua leitura. Sem rodeios: há sete anos, quando deixei sua oficina, trouxe comigo sua poção de atração, cuja fórmula jamais me revelou, mas a qual atribuía o sucesso de seu casamento com sua linda esposa.


Pois agora sou igualmente casado com uma mulher maravilhosa desde que a tomei (toda a garrafa, ouso revelar). Descobri também que a poção traz um pequeno inconveniente: já temos seis filhos e ela espera o sétimo para a próxima lua. Não que não os ame, mas minhas finanças já apertadas estão chegando ao limite. Como o senhor teve apenas uma menina, cheguei a conclusão de que havia descoberto a solução para este dilema com outra poção. Desde então, tenho tentado produzir um complemento àquela fórmula desconhecida com o que aprendi durante nosso produtivo período como professor e aluno.


Infelizmente, e como o senhor já deve imaginar, não fui bem-sucedido.


A primeira tentativa me deu orelhas imensas que cobrem todo o meu pescoço; a segunda, ampliou minha barriga como se eu bebesse um barril de cerveja por dia. Ganhei também um par de asas enrugadas e fétidas nas costas, além de um rabo preênsil, que não é de todo mal, já que me ajuda a manipular os objetos da minha oficina. Surpreendentemente, minha esposa e filhos não rejeitam minha aparência asquerosa (esqueci de mencionar: também estou calvo e com a pele levemente esverdeada). Na verdade, parecem me enxergar como se eu fosse o mesmo homem de quando a conquistei.


Não posso dizer o mesmo do restante da aldeia: Já tentaram me apedrejar duas vezes. Hoje vivo escondido, recluso no porão de minha própria casa. Ainda trabalho para o senhor das terras daqui, mas ele reclama o tempo todo de que nunca mais viu meu rosto. Todo dia, invento uma nova desculpa para não deixar minha masmorra pessoal.


Declaro meu arrependimento e a disposição em me submeter a julgamento pelo crime de roubo, pelo qual peço-lhe humildemente perdão, Mestre. Peço que perdoe a ambição de um aprendiz tolo e jovem, que aprendeu, da pior forma possível, as consequências de sua cobiça desastrada.

Com os desejos de felicidade e saúde usuais,

Seu Aprendiz.




Meu Caro Aprendiz,

Sua carta muito me comoveu. Sempre pensei no que havia lhe acontecido durante estes anos. Saiba que outro aprendiz foi considerado culpado e, mediante tortura, confessou o crime. Saiba também que o segredo da segunda fórmula são as lágrimas do dragão Elligar, com quem eu negociava há anos – segredo, aliás, que o aprendiz torturado, preso e mais inteligente do que você descobriu sem a minha ajuda. Seu pai é um caçador de dragões de reputação impecável, então pode imaginar o desfecho desta história.


Lamento ter de revelar a você que, sem este componente, a poção perde seu efeito após exatos oito anos de ingestão. Minha mulher me abandonou no ano passado e levou minha filha, que não quer mais me ver.


Apenas não lamento a convivência interrompida entre mim e você porque, em breve, e apesar da imensa distância que nos separa, irei visitá-lo. Acredite: ficarei imensamente feliz em vê-lo.



Com os desejos usuais de que vá para o inferno,



Seu ex-Mestre.

0 comentários:

Postar um comentário